PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁLVARES MACHADO
FECHAR

Audiência Pública apresenta Plano de Resíduos Sólidos

Créditos:

Na última segunda-feira (26), durante uma audiência pública na Câmara Municipal, foi apresentado o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

Elaborado pelas alunas Talita Almeida, Bruna Souza e Carolina Julian, da UNESP, de Presidente Prudente, com supervisão dos professores Antônio Cézar Leal, Maria Cristina Rizk e Márcio Rogério Pontes em parceria com a Divisão de Agricultura,

Abastecimento e Meio Ambiente dentre os itens apresentados, o projeto propõe a definição de rotas dos caminhões coletores de lixo, instalação de lixeiras em locais de grande fluxo de pessoas, ações de educação ambiental nas escolas e na comunidade, além do prosseguimento de ações de limpeza, executados pela prefeitura, quanto aos resíduos que são descartados inadequadamente em pontos da cidade.

Segundo a interlocutora de Álvares Machado, Patrícia Ferrari da Costa Cesco, a elaboração do projeto visa auxiliar na resolução dos problemas relacionados ao lixo que é gerado no município e, para isso, a colaboração da população também é de extrema importância.

Um dos pontos em discussão durante a apresentação e que Cesco ressalta como essencial, é a coleta seletiva. ‘A separação adequada do lixo orgânico do reciclável contribui em muito para o meio ambiente. Além de aliviar a quantidade de lixo, são materiais que podem ser reaproveitados’, afirma.

O plano sugere a continuidade da coleta, que hoje, é executada pela ‘Associação Reciclando Para a Vida’, além da execução de campanhas sobre conscientização e adesão integral da população.

Com a palavra, o prefeito José Carlos Cabrera Parra agradeceu as informações apontadas através do Plano e noticiou que Álvares Machado integrou no consórcio de Presidente Prudente para a implantação de um aterro sanitário.

Após a revisão final, o Plano será entregue ao poder executivo que irá submeter à aprovação da Câmara de Vereadores o projeto de lei.



 


Compartilhe: