PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁLVARES MACHADO
FECHAR

Equipe de saúde realiza orientação sobre dengue na escola

Créditos:

 As ESF Jardim Panorama e Parque dos Pinheiros, junto com o Educador de Saúde da Vigilância Epidemiológica e os agentes comunitários, realizaram nessa sexta-feira (03), orientação de dengue para os alunos da Escola Marechal do Ar Marcio Souza e Melo.

Os estudantes foram instruídos qual a forma adequada de descartar o lixo, o que fazer quando encontrado qualquer material que possa acumular água e ser um criadouro do Mosquito Aeds Aegypti, a forma de contágio e os sintomas. Com sacos de lixo nas mãos e muita conscientização os alunos foram às ruas, junto com a equipe de saúde, por em prática o que aprenderam.  

O Mosquito Aeds Aegypti além da dengue transmite a Chikungunya e a Zika.

Atenção aos sintomas:

Zika: Dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. 

Chikungunya: Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Dengue: Febre alta (39º a 40º), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. 

Ao sentir qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima.


Compartilhe: