PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁLVARES MACHADO
FECHAR

Melhorias são buscadas junto à Sabesp

Créditos:

 Nessa segunda-feira (23) o prefeito José Carlos Cabrera Parra, o vice-prefeito Roger Gasques e o Diretor administrativo Luís Takashi, junto com Mauro Bragato, participaram de uma reunião com o superintendente da Sabesp Antero Moreira Franco.

Nesta reunião foram tratados e encaminhados os seguintes assuntos:

Execução da Rede de Coleta e Tratamento de esgotos no Distrito de Coronel Goulart

Com relação a Coleta e Tratamento de Esgotos do Distrito de Coronel Goulart a Sabesp informou que foram elaborados 3 projetos:

A – Estação de tratamento próximo ao distrito e com o despejo das águas tratadas no Córrego Santa Luzia;

B – Estação de tratamento próximo ao distrito e com os despejos das águas tratadas no Rio Santo Anastácio; e

C – Reversão do esgoto para a estação de tratamento do município de Pirapozinho.

Na primeira opção não foi dado continuidade por não haver concordância por parte da comunidade e não houve aprovação na audiência pública realizada.

A segunda opção com o despejo das águas tratadas no Rio Santo Anastácio foi tecnicamente descartada em função do seu custo.

A terceira opção com a reversão de todo esgoto coletado para a Estação de Tratamento do município de Pirapozinho, houve problemas técnicos e políticos que inviabilizaram a sua execução.

A opção mais viável é a primeira com os despejos das águas tratadas no córrego Santa Luzia, pois não traz risco algum de contaminação do mesmo, considerando que o projeto obedecerá todos os critérios técnicos garantindo a eficiência do sistema de tratamento.

O prefeito Cabrera, em conjunto com a SABESP, irá promover uma reunião com os moradores do Distrito explicando todos os detalhes do projeto e a continuidade dos procedimentos para sua implantação.

Havendo a adesão de 95 % da comunidade em uma Audiência Pública convocada para esse fim, a Prefeitura deverá decretar de utilidade Pública a área onde será construída a estação de Tratamento, a SABESP irá providenciar a aprovação do projeto junto a CETESB e posteriormente elaborar o orçamento e licitação para execução dos serviços. Cabe ressaltar que com a implantação da rede de coleta de esgotos permitirá que a Prefeitura inicie o projeto para pavimentação das ruas do Distrito.

Revitalização do Balneário da Amizade

A Sabesp através do seu Superintendente informou as condições para que possa participar da execução da Revitalização do Balneário da Amizade no lado pertencente ao município de Álvares Machado. A primeira condição é a execução do Projeto com orçamento detalhado. O Prefeito Cabrera já providenciou a contratação do Projeto que deverá ser aprovado pela CETESB e posteriormente será encaminhado para a SABESP, CASA CIVIL e SECRETARIA DO TURISMO para viabilização dos recursos.

Atendimento SAESP os empreendimentos urbanísticos do município

A SABESP informou sobre as tratativas que estão sendo feitas com os empreendedores do município colocando todas as condições necessárias para aprovação das diretrizes para implantação de novos empreendimentos respeitando o que foram normatizados no contrato de concessão por parte do município.

REVALIDAÇÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO.

Como prescrito no contrato de revalidação do Contrato de Concessão a cada cinco anos, o Prefeito Cabrera foi informado sobre a necessidade de conclusão do Plano Municipal de Saneamento que está em andamento. E que as condições de revalidação serão discutidas na época oportuna. 


Compartilhe: