PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁLVARES MACHADO
FECHAR

Secretaria de Saúde inicia Grupo Contra o Tabagismo

Créditos:

Ontem (4), a Secretaria de Saúde promoveu a primeira reunião do grupo “Respirar Bem” na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coronel Goulart, baseado no Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.

O objetivo do programa é auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar, com encontros semanais de caráter multidisciplinar, conduzidos pela médica responsável Dra. Thais F. M. Bazan, pela assistente social Janne C. C. Silva, farmacêutica Flávia F. Catussi Marcondes e pela a agente comunitária de saúde, Janaína Ap. Angelis Marques.

Segundo Bazan, o tabagismo é um problema de saúde crônico que se constitui na principal causa de morte evitável no mundo. ‘Morrem mais pessoas vítimas do tabagismo do que de acidentes de carro, AIDS, malária, alcoolismo e homicídios juntos. Estudos mostram que dentre os tabagistas, cerca de 70% desejam parar de fumar, mas o número de pessoas que permanecem abstinentes após um ano é pequeno, apenas 3 a 7%’, explica.

Durante os encontros serão realizadas rodas de conversas e educação em saúde com esclarecimentos sobre o assunto, apoio farmacológico, além do atendimento individualizado com o uso da auriculoterapia, técnica em que se utilizam pontos na pele da orelha para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo.

Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde Municipal.


Compartilhe: